REGULAMENTO DO CAMPEONATO INTERNO DE FUTEBOL SETE

CLUBE CAIXEIRAL/SESC

TORNEIO DE VERÃO 2016/2017

CAPÍTULO I

Art. 1º – O Campeonato interno de futebol sete, será promovido e organizado na conformidade do disposto no Anexo I deste regulamento, que também faz parte destas normas.

  • Único – O Anexo I será formulado após confirmação das inscrições, a Comissão Organizadora, composta por membros do Sesc/Rs e diretoria do Clube Caixeiral, e apresentará a fórmula de disputa do campeonato.

Art. 2° – Da Competição poderão participar:

  1. CATEGORIA FORÇA LIVRE – Sócios ou dependentes de sócios com idade igual ou superior a 15 anos. Os dependentes de sócios com idade entre 12 anos e 14 anos poderão participar desde que tenham declaração de firma reconhecida em cartório, de autorização dos pais ou responsáveis legais. Até 20 atletas por equipe.
  2. CATEGORIA VETERANOS– Na categoria veteranos, a idade mínima estipulada para a disputa é de 35 anos. Se o atleta estiver com 34 anos, este poderá estar inscrito, porém só terá condições de jogo quando tiver completado os 35 anos. Até 20 atletas por equipe.
  3. CATEGORIA MASTER – Na Categoria master, a idade mínima estipulada para a disputa é de 45 anos. Se o atleta estiver com 44 anos, este poderá estar inscrito, porém só jogará quando estiver no ano em que for completar os 45 anos. Esta regra também é válida para os goleiros. Até 20 atletas por equipe.
  4. CATEGORIA SÊNIOR – Na Categoria sênior, a idade mínima estipulada para a disputa é de 50 anos. Se o atleta estiver com 49 anos, este poderá estar inscrito, porém só jogará quando estiver no ano em que for completar os 50 anos. Esta regra também é válida para os goleiros. Até 17 atletas por equipe, com a possibilidade de chegar a 20 conforme demanda dos times. Sujeito a aprovação da comissão organizadora.
  • 1 ° – A participação das equipes se efetivará, a partir do momento da entrega da ficha de inscrição dos atletas na secretaria do clube e com o pagamento de taxa de inscrição por equipe, no valor de R$ 200,00 (duzentos reais) para todas as categorias. A entrega da ficha de inscrição e pagamento da taxa será por intermédio do representante da equipe, e não comportará qualquer ressalva.
  • 2º – O prazo de entrega das fichas e pagamento da taxa será até o dia 17/11/2016, no horário de atendimento da secretaria do Clube Caixeiral. Não havendo expediente diário normal na secretaria, o prazo se finda no primeiro dia útil subsequente.
  • 3° – Caso a equipe não efetue o pagamento da taxa de inscrição, não será incluída no campeonato.
  • 4° – A equipe que se inscrever para disputar o campeonato estará obrigada a participar de jogos nas datas e horários estabelecidos na tabela de jogos, fornecida pela Comissão Organizadora do campeonato.
  • 5° – Este regulamento está automaticamente aprovado e não será alterado.
  • 6° – A equipe inscrita para disputar o campeonato tem obrigação de comparecer aos jogos marcados, tendo em vista, que o número máximo permitido de inscritos é de 20 (vinte) atletas por equipe.
  • 7° – Poderão participar deste campeonato diretores do Clube Caixeiral, bem como funcionários do Sesc na condição de associados do clube e em dia com suas obrigações sociais.

CAPÍTULO II

Da contagem de Pontos:

Art. 3º – O Campeonato será regido pelo sistema de pontos ganhos, observados o seguinte critério:

  1. a) Vitórias: 3 (três) pontos ganhos.
  2. b) Empate: 1 (um) ponto ganho.
  3. c) Derrota: 0 (zero) ponto.

CAPÍTULO III

Da organização e Direção do Campeonato

Art. 4º – O Campeonato será disputado de acordo com as disposições contidas no anexo I, que

passa a fazer parte do presente regulamento.

Art. 5º – A Competição será organizada e dirigida pelo Sistema Fecomércio/Sesc e  Departamento de Esportes do Clube, a quem competirá:

  1. a) Elaborar as tabelas de jogos do campeonato;
  2. b) Adotar providências de ordem técnica necessárias à realização do evento esportivo;
  3. c) Aprovar ou não os jogos em vista das súmulas e dos relatórios dos árbitros;
  4. d) Designar data, hora e local dos jogos.

CAPÍTULO IV

Do adiantamento e da suspensão das partidas

Art. 6º – Qualquer partida somente poderá ser adiada em virtude de mau tempo, motivo de força maior ou por ordem direta da Diretoria do clube.

Art. 7º – O árbitro e a Comissão Organizadora do Campeonato serão as únicas autoridades competentes para decidir, de comum acordo ou isoladamente, pelo adiantamento, interrupção ou suspensão de um jogo.

Art. 8º – As partidas suspensas antes de esgotado o tempo regulamentar, por qualquer outro motivo deverão ser retomadas nas condições em que o jogo foi paralisado, tendo sua sequência com os mesmos atletas, tempo de jogo, número de faltas, placar e demais fatores constantes em súmula, se nenhuma das equipes houver dado causa a suspensão no momento em que se deu o fato, cabendo a Comissão Organizadora designar dia, hora e local da continuidade da partida.

Art. 9º – Se a suspensão prevista no artigo anterior ocorrer nos últimos 15 minutos da partida, esta será mantida prevalecendo o resultado existente no momento da suspensão.

 Art. 10° – Só poderão participar da nova partida os atletas que tinham condições legais na data da partida suspensa.

Art. 11° Os jogos porventura adiados no decorrer do campeonato serão realizados na sede Campestre do Clube em data e horário a ser determinados pela comissão organizadora do campeonato.

  • 1º – Em caso de necessidade de transferência de rodada por mau tempo ou força maior, será automaticamente a última da fase classificatória, observando a ordem de cancelamento, não cabendo aos participantes qualquer tipo de veto.
  • 2º – Na fase eliminatória, seguir-se-á obrigatoriamente a sequência prevista no carnê, realizando-se na ordem cronológica os jogos conforme ordem estabelecida no carnê de jogos. Havendo necessidade de suspensão de jogos, estes serão os próximos, correndo pra frente os demais jogos da tabela.

CAPÍTULO V

Da Impugnação da Validade da Partida

Art. 12° – A equipe que porventura se julgar prejudicada, poderá tentar impugnar a validade de uma partida, no prazo de 24 horas, por petição que contenha razões da solicitação. A decisão final ficará por conta da Comissão Organizadora do campeonato.

CAPÍTULO VI

Seção I

Art. 13° – Do Campeonato só poderão participar os atletas previamente inscritos, no limite máximo de 20 (vinte) para todas as categorias, exceto categoria sênior onde será permitida a inscrição de até 17 atletas, sendo indispensável a inscrição de no mínimo 07 (sete) jogadores em cada equipe.

Art. 14° – Para participar de uma partida, todos os jogadores, o técnico e auxiliar técnico deverão estar devidamente autorizados pela secretaria do clube e informados na ficha de inscrição para participarem da competição.

Art. 15° – Somente serão permitidas inscrições de atletas até a data da realização da última rodada da fase de classificação. As inscrições de atletas deverão ser feitas na Secretaria do Clube de segunda a sexta-feira das 13 h às 19 horas.

Art. 16° – Não será realizado pelo Clube exame de saúde para averiguação da capacidade física dos atletas. Estes serão os únicos responsáveis pela sua aptidão individual.

Art. 17° – O atleta que assinar a ficha de inscrição com duas equipes diferentes e da mesma categoria estará automaticamente eliminado da competição e as equipes não poderão inscrever outro atleta para substituí-lo.

Art. 18° – O técnico e o auxiliar técnico, juntos ou isoladamente, não poderão representar mais de uma equipe por categoria (força livre, veterano, máster e sênior).

  • Único – O técnico e auxiliar técnico, quando representarem duas ou mais categorias, e forem expulsos juntos ou isoladamente, estarão impedidos de ingressar no campo de jogo para representar uma equipe em outra categoria. Exemplo de ocorrência: sendo expulso da equipe categoria força livre devera cumprir suspensão mínima com base neste regulamento e

também cumprirá suspensão mínima na(s) outra(s) categoria(s) que estiver como técnico ou

auxiliar técnico.

Art. 19° – A equipe que durante o campeonato, incluir atleta que não esteja inscrito e relacionado nos termos deste regulamento, perderá em favor do adversário os pontos regulamentares e o escore será de 3 X 0 (três a zero). Se ambos oponentes encontrarem-se nesta situação, a Diretoria marcará reunião no prazo de até 72 horas após o relato para decidir a medida administrativa cabível, que poderá ser a realização de uma nova partida, sorteio para decretar o vencedor ou outra medida que a mesma julgue conveniente para o prosseguimento do campeonato.

Seção II

Do Número de Atletas

Art. 20° – As equipes serão compostas por no mínimo 7 (sete) atletas, incluindo-se neste número o Goleiro.

Art. 21° – Nenhuma partida poderá ser iniciada com menos de 5 (cinco) atletas em qualquer das equipes participantes.

  • 1° – Na hipótese prevista neste artigo, o árbitro aguardará até 15 (quinze) minutos após a hora marcada para o início da partida, findando-os e permanecendo o fato, a equipe regularmente apresentada será declarada vencedora por WO, pelo escore de 3 X 0 (três a zero) para efeitos deste regulamento.
  • 2° – A equipe que for punida por WO, ou levar o WO, será eliminada da competição. Se ambas as equipes se apresentarem nesta situação, em hipótese alguma a partida será remarcada, e serão declaradas ambas as equipes perdedoras, a não ser força de fenômenos como ciclones, enchentes ou queda de energia que impeçam ou dificultem o acesso ao Clube, e a Diretoria se reunirá no prazo de 72 horas para decidir a medida administrativa cabível.
  • 3° – Se o fato previsto no parágrafo anterior ocorrer com ambas as equipes, as duas serão declaradas perdedoras pelo escore de 3 X 0 (três a zero) e estarão automaticamente eliminadas da competição.
  • 4° – O mencionado no § 1° somente será válido para a primeira partida que abrir a rodada do dia de competição. Para as disputas seguintes o árbitro aguardará 05(cinco) minutos, contados desde o momento do apito final da partida anterior.
  • 5º – A equipe que for eliminada pela ocorrência de WO, juntamente com seus atletas inscritos em ficha de inscrição ficará impedida de participar do próximo torneio de verão, exceto aqueles que forem registrados em sumula como presentes no momento do WO e aqueles que comprovarem estarem impedidos de participar da partida de futebol, ou realizar pagamento de multa de R$300,00 na temporada seguinte, mantendo a eliminação do corrente ano (2016/2017), mas permitindo que participe novamente no campeonato interno da temporada 2017/2018.

Das Disposições Gerais

Art. 22° – Os jogos terão duração máxima de 50 minutos, divididos em dois tempos de 25 minutos e intervalo de 5 minutos entre um tempo e outro.

Art. 23° – É proibido o uso de chuteiras, sendo facultado, no entanto, a prática do futebol com tênis ou similar (solado ou travas de borracha). Em caso de dúvida, o árbitro da partida fará a definição.

Art. 24° – É obrigatório o uso de caneleiras.

Art. 25° – As regras da modalidade em disputa serão exclusivas do Clube Caixeiral:

  • 1° – Todas as faltas serão cobradas em tiro livre direto. Não haverá shoot out, e a partir da 8ª falta (inclusive), será realizada por cobrança de pênaltis;
  • 2º – Não haverá marcação de faltas individuais;
  • 3° – Cartões disciplinares: Cartão amarelo: o atleta permanece em campo.                                                     Cartão vermelho: Atleta expulso e o time permanece sem completar até o final do jogo. O jogo será encerrado imediatamente no caso de uma ou ambas equipes ficarem reduzidas a 3 (três) atletas, inclusive quando e durante as cobranças de penalidades.
  • 4° – Arremessos laterais e escanteios deverão ser cobrados com as mãos, sendo que no escanteio, o executor deverá estar postado na interseção das linhas lateral e de fundo, fora e de frente para o campo, podendo ter parte dos pés sobre as linhas demarcatórias.
  • 5° – O goleiro está autorizado a receber a bola com as mãos, quando esta for recuada com a cabeça, peito ou coxa.
  • 6° – Com o jogo em andamento, se o goleiro tomar posse da bola com as mãos, somente poderá repor em jogo com as mãos. Caso faça a defesa com os pés, somente poderá dar continuidade na partida com os pés, sob pena de tiro livre direto. Será permitida defesa em dois tempos.
  • § – Será considerada infração no caso de o goleiro, postado fora de sua área de meta, receber a bola de seus companheiros, a conduzir para dentro de sua área e pegá-la com as mãos.
  • §§ – Será considerada infração no caso de o goleiro com domínio da bola, conduzi-la para fora de sua área, retornar e pegá-la com as mãos.
  • §§§ – Será considerada infração o goleiro, após a defesa, soltar a bola e tocá-la novamente sem que tenha sido tocada por qualquer outra pessoa.
  • 7° – O goleiro é o único atleta que poderá ser atendido em campo.
  • 8° – O tiro de meta deve ser cobrado com a bola parada, com os pés ou com as mãos no caso do goleiro, ou somente com os pés, por qualquer atleta, desde que não entre na área de meta adversária. Neste caso, a cobrança deverá ser repetida.
  • 9° – A substituição será volante, no centro do campo, entre a linha central e o campo de defesa, até 5 metros. Na realização desta, primeiro deve sair do campo o atleta para que o substituto entre, sob pena de cartão amarelo caso o time, mesmo que substituindo, tenha 8 atletas em campo.
  • 10° – Cada equipe terá direito a um tempo técnico de um minuto por tempo de jogo, devendo os treinadores reunir seus atletas dentro das suas áreas de defesa. O tempo só será concedido com a posse de bola em favor da equipe solicitante.
  • Único – Não serão toleradas palavras de baixo calão, seja por jogadores de linha, banco ou atletas identificados na torcida, estando sujeitos a punição com cartão amarelo e/ou social.

Art. 26° – É obrigatório apresentação da carteirinha, quando solicitado pelo responsável da rodada, para a correta identificação do sócios. Todos os atletas devem estar devidamente uniformizados. Só poderão estar no banco de reservas os autorizados na ficha de inscrição e deverão estar todos devidamente uniformizados e identificados.

Art. 27° – O atleta expulso estará automaticamente impedido de participar do próximo jogo da equipe. No caso da partida em que a suspensão deverá ser cumprida ser transferida, o atleta cumprirá no jogo subsequente, independente de qual seja o adversário, cando ainda sujeito às sanções disciplinares decorrentes da condição em que foi expulso.

  • 1° – As sanções a que se refere o artigo anterior, ressalvadas as de natureza regulamentar, expressamente previstas no Estatuto do Clube serão processadas pela Comissão Organizadora, podendo o atleta ser punido na esfera desportiva pelo Código Desportivo do Sesc/RS e na esfera social, de acordo com o Estatuto do Clube.
  • 2° – A contagem de cartões, para fins de aplicação da suspensão automática será feita separadamente por tipologia de cartão, exemplificação da forma de punição, um jogador pendurado com dois amarelos, na partida seguinte, ele:

Caso 1: recebendo mais um amarelo, cumprirá suspensão, por fechar três cartões amarelos;

 Caso 2: recebendo vermelho direto, cumprirá suspensão, pelo cartão vermelho e continuará pendurado;

Caso 3: recebendo amarelo e em outra jogada mais um amarelo seguindo de vermelho, cumprira suspensão, pelo cartão vermelho e continuara pendurado;

Caso 4: recebendo amarelo e em outra jogada, recebe vermelho direto, cumprirá duas partidas de suspensão, uma pela soma dos três cartões amarelos e outra pelo vermelho.

  • 3° – O cartão amarelo terá um ônus para a equipe de 1kg de alimento não perecível, e o cartão vermelho, 2kgs, que devem ser quitados junto à mesa no jogo seguinte. Em caso de eliminação do campeonato, os quilos não pagos deverão ser regularizados até o final do campeonato OU no início do campeonato de inverno, que serão revertidos ao Programa Mesa Brasil, o qual possui entidades já cadastradas e em situação documental regular para receber doações advindas dos programas sociais.
  • 4° – Em caso de não quitação dos quilos devidos, até o início do próximo jogo, a equipe não poderá disputar a partida, fazendo com que seja eliminada do campeonato.
  • 5° – O atleta que receber no decorrer da competição 03(três) cartões vermelhos estará automaticamente eliminado da competição.

Art. 28° – O atleta punido com 03 (três) cartões amarelos, estará automaticamente impedido de participar do jogo subsequente. (independente de qual seja o adversário, partida transferida ou não, o cumprimento será no primeiro jogo válido da equipe)

  • 1°- A suspensão prevista neste artigo será considerada cumprida mesmo que o adversário não compareça (WO) e/ou, por qualquer motivo, tenha sido eliminado da competição.

Art. 29° – Todos os cartões amarelos serão zerados na troca de fase, (classificatória para ouro/prata, e ouro/prata para eliminatória) sendo cumprida a suspensão automática do cartão vermelho;  Na fase eliminatória não serão zerados os cartões (quartas, semi e final)

CAPÍTULO VII

Da arbitragem

Art. 30° – A designação dos árbitros que dirigirão o campeonato ficará por conta da Comissão Organizadora.

Art. 31° – Nenhuma partida deixará de ser realizada por falta do árbitro designado. Se por qualquer circunstância o árbitro designado deixar de comparecer no horário previsto para o início do jogo, caberá à Comissão Organizadora, depois de cientificadas as equipes interessadas, a designação de um árbitro substituto.

Art. 32° – O árbitro só dará início à partida após verificar, pessoalmente, terem os atletas das equipes disputantes, condições de jogo.

Art. 33° – Após a realização do jogo, o árbitro deverá elaborar os seus relatórios técnicos e disciplinares na súmula que, enquanto redigida, para todos os efeitos será considerado de caráter SIGILOSO.

Art. 34° – Não haverá veto por parte das equipes, a nenhum arbitro no presente Campeonato.

CAPÍTULO VIII

Das Infrações e suas Penalidades

Art. 35° – Ressalvadas as sanções de natureza regulamentares, expressamente previstas no Estatuto do Clube, as infrações disciplinares serão processadas e julgadas na forma estabelecida por este regulamento.

Art. 36° – A inobservância das disposições do Estatuto do Clube e deste regulamento, quando não for outro modo sancionado, sujeitará ao infrator as seguintes penalidades, que serão aplicadas pela Diretoria e Departamento de Esportes do Clube:

  1. a) Advertência;
  2. b) Perda de pontos;
  3. c) Suspensão;
  4. d) Eliminação do Campeonato .
  • Único – A equipe, que através de seus integrantes, comissão técnica e ou atletas, retardar ou dificultar o inicio e sequência das partidas, sofrerá punições previstas neste artigo.

Art. 38° – A equipe que não comparecer em campo para disputar uma partida, até 15 (quinze) minutos após a hora marcada para o seu início, impedindo, desse modo o seu início, será considerada perdedora pelo escore de 3 X 0 (três a zero), e será eliminada do Campeonato, independente das demais sanções previstas neste regulamento.

Art. 39° – A equipe que depois de advertida pelo árbitro e depois de transcorridos 5 (cinco) minutos se recusar a continuar competindo, ainda que permaneça em campo, será perdedora e ficará sujeita as sanções estabelecidas neste regulamento.

  • Único – Se a equipe que se recusou a continuar competindo era, na ocasião a vencedora, ou se o jogo estava empatado, o escore da partida será considerado de 3 X 0 (três a zero), a favor da equipe adversária; se era perdedora, será mantido o resultado constante no placar, no momento do encerramento da partida.

Art. 37° – A agressão física de um dos atletas, tentada ou consumida, ao árbitro, mesários, jogadores, representantes de equipes, organizadores, diretores, torcedores e funcionários do Clube, por pessoas direta ou indiretamente envolvidas no jogo, será punida com o Máximo rigor, podendo importar na eliminação dos envolvidos, independentes das sanções que poderão ser aplicadas pela Diretoria do Clube.

Art. 38° – Os casos omissos ao presente Regulamento e anexo I, serão decididos e julgados pela Diretoria e Departamento de Esportes do Clube, conforme regulamento presente, e cuja decisão não cabe qualquer tipo de recurso.

Art. 39° – Qualquer diretor poderá levar ao conhecimento da Diretoria atitudes de atletas, dirigentes e sócios torcedores.

 

Santana do Livramento, 17 Novembro de 2016

 

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Clube Caixeiral

Presidência/Diretoria de Esportes

REGULAMENTO DO CAMPEONATO INTERNO DE FUTEBOL SETE

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