A mudança repentina do tempo, com a chuva inesperada, não mudou a programação do domingo na campestre do Caixeiral. A 2ª fase do Campeonato Interno literalmente iniciou para as 10 equipes que entraram em campo nas categorias força livre e veteranos. A série foi aberta com o jogo de idade da Série Prata, com West Ham e Ultragraz/Barça. O West Ham jogou melhor o primeiro tempo e deu bola na trave e obrigou o goleiro Diego, do Barça , a boas defesas nos primeiros 10min. Sander acabou fazendo o 1 x 0, depois de cruzamento da direita. Rafael quase empatou o jogo no início do segundo tempo após jogada pessoal. Mas logo depois Maicon puxou Vinicius pela camisa e acabou expulso, deixando o Ultragaz/Barça com um atleta a menos. Ainda assim a equipe manteve o volume de jogo e até criou chances. Mas quando o West Ham contra atacou, acabou fazendo o 2 x 0 com Alex. No final, Chubaza completou para o gol e fechou o placar em 3 x 0, West Ham.
Jogo 2
Estudiantes e Morena Tropicana, pela categoria veteranos, deram sequência a rodada decisiva com chuva na sede campestre. Apesar do gramado pesado o jogo foi intenso e com marcação forte. O Estudiantes aproveitou melhor as poucas chances claras no jogo. Após cruzamento, Guilherme tentou a bicicleta, mas quem marcou foi Reginaldo, Estudiantes 1 x 0. O Morena voltou pressionando e Anderson quase empatou com a bola triscando a trave do goleiro Liano. O Estudiantes perdeu a chance de ampliar com Rodrigo. Depois dos gols perdidos o Estudiantes encaixou o contra ataque e Du acabou marcando o 2 x 0. O jogador, porém, exagerou na comemoração ao levantar a camisa e foi expulso pelo segundo amarelo. A pressão do Morena aumentou e depois de duas defesas do goleiro Liano, Vando bateu de fora da área e descontou para 2 x 1, aos 24min. Um minuto depois, nos acréscimos, André Silva fechou para a área e empatou a partida, 2 x 2, placar final.
Jogo 3
Pela Série Ouro, Portuguesa e Caxias estrearam na segunda fase. As equipes apostaram em posturas opostos. Sem Murillo, seu armador, a Portuguesa jogaram mais posicionada e apostando na jogada veloz pelos lados. O Caxias então propôs o jogo e criou as primeiras chances. Lorenzo teve a primeira chance no contra ataque da Lusa, mas parou em Gabriel Roque. O gol perdido custou caro. O Caxias respondeu com uma bola na trave de Anderson Elguy. O Caxias então finalmente conseguiu aliar criação e precisão e Elguy infiltrou pelo lado do campo e bateu entre as pernas do goleiro para fazer 1 x 0. A Portuguesa tentava assimilar o gol , quando Elguy recebeu na frente da área e girou batendo de esquerda no canto de Fernando Jr, 2 x 0, Caxias. No segundo tempo a Portuguesa teve mais a bola, mas a grande chance foi na bola parada. Dudu acertou a trave do Caxias. Quando a Portuguesa esboçava a reação o Caxias trocou passes até Erique fazer o 3 x 0. Totalmente exposta a Portuguesa sofreu o quarto gol, novamente com Erique. O Caxias não diminuiu o ritmo e Jeison e Zidane também marcaram e Andersom Elguy marcou o terceiro dele e assumiu a liderança na artilharia do campeonato. Final, Caxias 7 x 0.
Jogo 4
Zeca e Once Caldas era um dos jogos mais aguardados da 2ª fase e levou grande público as arquibancadas. O jogo não decepcionou. O Once Caldas começou melhor e no vacilo da defesa do Zeca, Marcelo infiltrou livre e tirou do goleiro, 1 x 0. O Zeca, porém, reagiu e na jogada pelo lado esquerdo, Ricardo Patrese chutou de bico para vencer o goleiro Anderson, 1 x 1. Pouco depois o Zeca usou a bola aérea para virar o placar. Ferrinho cobrou lateral e Marcello Moysés entrou as costas do goleiro e virou o jogo, 2 x 1. O terceiro gol do Zeca teve troca de passes e a assistência de Moyses para Didico fazer o 3 x 1. Na etapa final o jogo seguiu brigado e o Once Caldas adiantou a marcação para tirar do Zeca o espaço na troca de passes. Mas foi pelo ar que veio a reação do Once Caldas. No primeiro tiro de canto, Luis Fabiano ganhou da defesa e descontou para 3 x 2. 2min depois a jogada se repetiu e quem infiltrou para acertar o cabeceio foi Marcos Ramos. Era o empate do Once Caldas. Final 3 x 3.
Jogo 5
Completando a noite de decisão SPE e Morena Tropicana fizeram o primeiro jogo do mata mata. O jogo foi de resistência do Morena que fechou espaços e dificultou as ações ofensivas do SPE. De contra partida o Morena ficou com pouca saída de bola. O SPE tentou de todas as formar chegar ao gol de Henry e não teve sucesso. Quando o, 0 x 0 já parecia definitivo, Davi deu um passe perfeito para Ramiro que infiltrou as costas da defesa e deslocou o goleiro, 1 x 0, SPE. No segundo tempo o Morena se obrigou a sair para o jogo. O SPE ficou com espaço e seu camisa 10, Davi, fez a diferença. Primeiro ele arrancou pela esquerda, abriu espaço na marcação do Morena e assistiu PG, que marcou o segundo gol. Pouco depois ele recebeu no meio e soltou a bomba no ângulo de Henry, ampliando a vantagem para 3 x 0. João Victor, fez de cabeça o 4 x 0. Placar final.